segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Será que somos mesmo livres?

O que é a liberdade? Será que essa força humana ainda representa a autonomia de um ser humano racional? Acho que não, e chega a ser paradoxal. Em uma época na qual fala-se e defende-se tanto essa palavra, as pessoas parecem estar, cada vez mais, distantes dela. No último post deste blog, fiz uma relação comparativa entre Ivete Sangalo e Claudia Leitte. E em menos de 5 horas obtive mais de 1.300 acessos. Mas o que me assustou não foi isso, foi o baixo nível da repercussão que tive que assistir.


Se a alguém interessa saber, vou lembrar. Isso aqui é um blog. Trata-se, genuínamente, de uma expressão pessoal. Opinião minha, logo, falo sobre o que eu quiser, e como quiser. É uma perspectiva que criei para mim: escrever sobre as coisas que julgo entender da forma que me é conveniente. A palavra ainda é o meu domínio sobre o mundo. E a diversidade das experiências que elaboro por aqui é tão rica para mim, e para alguns leitores, que só posso lamentar que mais pessoas não tenham essa oportunidade. Talvez seja essa falta de perspectivas que gerou um “debate” (e põe aspas nisso) tão inócuo – para não falar dos comentários que recebi aqui e na minha caixa postal (invariavelmente anônimos, claro), que beiravam (quando não ultrapassavam) o limite da cordialidade virtual – uma tentativa pífia de transformar episódio num escândalo.


Ambas cantoras são figuras públicas, portanto, estão sujeitas a este tipo de comentário (piores, até). Não estou aqui imbuído do espírito de causar polêmica, sensacionalismo e que tais, não. Tanto que escrevo sobre os mais variados temas. Escrever é corporificação do meu ofício, e ainda é o que mais gosto de fazer. Sugiro aos fãs de Claudia Leitte que façam como eu, criem um blog e falem o que quiserem, “exttravasem”. Até porque, como diria o escritor George Orwell, “se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir”. Se tenho algo a lamentar, é de não ter feito essa crítica antes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa pergunta. Será que realmente somos livres? Você pode começar o debate respondendo porque de ter excluidos os comentários postados no último post, principalmente os comentários que não apresentaram nenhuma ofensa e propôs um debate em cima do tema ofertado.
É contraditório você cobrar uma coisa e ir na contramão das suas cobranças. Mas como você mesmo disse o blog é seu e nele você faz o que entender.

Conto das letras disse...

Parabéns pelo texto, muito bem escrito, talvez ele esteja além da compreensão dos fãs de certa cantora.

Mais uma vez parabéns