sábado, 8 de maio de 2010

Quando o algodão é doce

Na última sexta-feira (7),  vazou uma foto, no mínimo, suspeita dos jogadores Zlatan Ibrahimovic e Gerard Piqué, ambos do time catalão Barcelona. A imagem que sugere um romance, nesse caso, homossexual, casou polêmica em todo o mundo. Primeiro por se tratar de dois jogadores de futebol, uma profissão que denota masculinidade acentuada, corroborada com o fato de vestirem a camisa de um clube de tradição e respeito mundial, como o Barcelona.

Se a foto mostrasse o atacante Richarlyson com o também centrovante Ciro, dos times do São Paulo e Sport Recife, respectivamente, nesse clima de passione, a imagem serviria apenas como uma constatação da homossexualidade de ambos. E não seria passível do tipo da dúvida “Mas será que é flerte, mesmo?”. Oras, é. Eu não imagino qualquer heterossexual, com atestado, fazendo tal cena com outro semelhante de gênero. Posso estar sendo preconceituoso, ou caindo no senso comum. Mas se essa foto representa um gesto de carícias (não carinho) entre dois homens, o que mais poderia ser?

Para mim é tão revelador quando um homem diz que tá namorando uma “pessoa”, ou que vai sair com um “cara”. Sei que estamos no século 21, período de mudanças comportamentais e culturais. Mas creio que ainda não chegamos ao ponto de um heterossexual dizer “pessoa”, no lugar de namorada, guria, gata, nêga, mulher, mina, entre tantas. Ou então “cara”, no lugar de amigo, parceiro, brother ou chegado. Soa tão representativo de ato pederástico quanto ao ilícito de um vendedor gritando “Olha o sucesso” nas areias de Boa Viagem.

E não para por aí, a lista de verbetes denunciativos é grande. Vamos confessar que fabuloso, formidável, divino, encantador, aprazível e maravilhoso soam de forma estranha na boca de alguns homens. E o que desperta essa sensação em mim, não é só a palavra, mas o ritmo com a qual ela é falada. Demorar três segundos para falar MA-RA-VI-LHO-SO é um manta gay. Sei que isso tudo é muito maior do que uma simples observação sem espessura. Pode ser uma questão de refinamento e variedade vocabular. Repito que estou sujeito a preconceito ou desatualização. Mas tenho minhas convicções. E esses algodões são doces, sim.

2 comentários:

Anônimo disse...

preconceito puro, meu irmão. Reveja seus conceitos.

Unknown disse...

Vários homens na minha empresa falam "formidável". Preconceito demais. Deixa os gordo come, os gay se beija, etc.